Leite de Amêndoas feito em Casa

Faz alguns meses que eu queria postar esta receita mais estava sem tempo para tirar as fotos, esta semana como foi minha última semana no meu curso se nutrição eu tive um tempinho mais livre e tirei as fotos para este post.

Muitas pessoas estão me contatando e perguntando sobre o leite de amêndoas, como faz em casa por quanto tempo dura, se pode congelar, como faz para armazenar, etc.

Bem para responder todas estas perguntas vamos nos dirigir para a receita. Fazer leite de amêndoas é mais simples do que você imagina.

IMG_0262

Leite de Amêndoas 

Ingredientes:

1 copo de amêndoas crua*

4 copos de água destila ou mineral pura (dividido)

Termometro para cozinha (opcional)

Modo de Preparo:

Como retirar a pele marron das amêndoas: adicione 1-1/2 copo de água em uma panela deixe ferver, retire a panela do fogo e adicione as amêndoas na água quente, espere por 5 minutos e descarte a água, as amêndoas vão está com a pele amolecida, dai você usa seu dedo indicador e o dedão para pressionar a amêndoa e a pele sai em sua mão, é bem simples. Por causa da água quente a pela amolece e a amêndoa fica lisa e solta da pele bem fácil.

Depois de toda a amêndoa descascada coloque as no liquidificador com 2 copos de água, bate em velocidade maxima por mais ou menos uns 5 minutos ou até que as amêndoas esteja bem trituradas, quase um pó misturado na água.

Em seguida coe o leite em uma peneira fina, ou em um pano branco super fino. Depois de coado você irá perceber que o leite estará bem grosso, neste momento você pode adicionar os dois copos de água restante (se você achar que o leite esta muito grosso pode acrescentar mais um ou dois copos de água). Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo baixo para fazer a pasteurização (esta é uma parte importante para quem faz este leite em casa, para que leite tenha uma duração de pelo menos 7 dias na geladeira sem criar fungos ou bacterias você deveria fazer este procedimento de pasteurização).

Pasteurização: Leve a panela com o leite em fogo baixo e deixe esquentar até atingir a temperatura de 75˚C. Você pode usar o termômetro para medir a temperatura exata do leite. Se você não tiver termômetro não se preocupe, a maneira para saber se seu leite esta pronto é observar constantemente, o leite deve aquecer até que comece a criar bolinhas por cima, quase chegando a ferver mais não deixe o ferver, quando chegar a este ponto, retire a panela do fogo e deixe o leite esfriar em temperatura ambiente, quando estiver completamente frio coloque em um recipiente de vidro e leve imediatamente a geladeira. este leite terá duração de pelo menos 7 dias na geladeira.

* Esta quantidade de amêndoas dá pra fazer pelo menos 1 litro de leite ou mais depende de quão cremoso você quer.

Bem simples não é? Para facilitar mais a sua vida aqui estão os passo mostrado em fotos.

IMG_0266

Amêndoas de molho na água quente.

IMG_0268

Aqui estão já prontas para a retirada da pele. Pode ver que uma das amêndoas já até soltou a pele, é bem fácil e bem simples.

IMG_0274

aqui estão todas sem pele amarelinhas e bonitinhas! (:

IMG_0276

Importante medir a quantidade de agua corretamente para que seu leite não fique aguado e sem sabor.

IMG_0278

Prontinho para bater no liquidificador. Esta é a água que eu uso para fazer o leite, mais se você não tiver acesso a água purificada você pode usar água mineral, filtrada ou fervida.

IMG_0281

Amêndoas já batia, pode observar que é bem grosso e cremoso.

IMG_0282

Coe com uma peneira bem fina ou com um pano branco fino.

IMG_0284

Depois de coado você adiciona mais água, eu adicionei apenas 1 copo e meio por que eu gosto mais grosso mais você pode adicionar mais água se desejar.

IMG_0286

aqui está o leite pronto para ser consumido. Importante que depois da pasteurização se conserve na geladeira para evitar fungos e bacterias.

IMG_0301

Sempre que for usar/tomar o leite, deve mexer bem com uma colher, pois o leite de amêndoas separa como vc pode ver na foto.

O leite de amêndoas é muito rico em calcio, magnésio, vitamina D, vitamina E, ferro e vitamina A tem 1 grama de proteina por cada copo de 240ml e 45 calorias pela mesma quantidade de copo.

se voce for fazer uso deste pela primate é importante lembrar que o leite de amêndoas é rico em magnésio e talvez pode causar desconforto intestinal ou diarreia. Com o passar do tempo seu corpo se acostuma e esses desconfortos desaparecem.

Dicasimples: O leite de amêndoas é uma ótima substituição para quem tem problemas com lactose ou caseína (proteína do leite de animal). Pode ser usado em receitas normalmente como se fosse leite de vaca. É um leite saboroso, sem açúcar, com baixas calorias, nutritivo, e pode ser usado na dieta GAPS. o leite de amêndoas não pode ser congelado, deve ser mantido na geladeira e consumido no prazo de 7 dias depois do processo de pasteurização.

Se você tiver qualquer duvida pode me escrever aqui no blog ou no facebook.

Boa sorte!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s