Pão de Abóbora em Gluten

É época de abóbora aqui, e isso que dizer que também é época de muitas receitas deliciosas. Ontem fui ao mercado e comprei uma abóbora enorme para fazer armazenamento para usarmos durante o inverno. Como aqui em casa todos nós gostamos de abóbora, eu constantemente estou fazendo receita que usa abóbora, como risottos, sopas, pães, tortas, bolos, scones e muito mais.

Hoje temos uma receitinha bem simples de pão de abóbora sem glúten que pode ser facilmente adaptada para quem faz a dieta GAPS ou, para quem não faz qualquer dieta,  pode fazer com farinha de trigo normal.

Antes da receita do pão eu vou ensinar como fazer o purê de abóbora.

IMG_8070

Forno

Primeiro, você pega uma abóbora de sua preferencia, eu escolhi essa abóbora aqui por que é a mais comum aqui onde moro. Você lava, corta e retira todas as sementes. Em seguida, enrola os pedaços no papel alumínio, leva ao forno na temperatura de 200˚C, e deixa assar por mais ou menos uma hora.

Microondas

Outra maneira que vc pode fazer é usar o microondas para cozinhar a abóbora. Corte a abóbora em pequenos pedaços e coloque-os em uma vasilha ou sacola própria para microondas e deixe cozinhar na potência de 100% do seu microonda por mais ou menos uns 10 minutos, ou até que a abóbora esteja bem macia. Eu não costumo usar o microondas porque a abóbora produz muito liquido durante o cozimento no microondas. Mas é uma opção! Outra opção é cozinhar na panela com água ou à vapor, mas novamente eu evito por causa da quantidade de liquido que a abóbora produz. Por isso eu uso o forno, que ajuda a diminui a quantidade de água durante o processo de cozimento. Mas fica a sua escolha de como você quer fazer.

IMG_8180

Depois de assada, é só usar uma colher e retirar toda a polpa. É bem fácil fazer esse processo pois a casca da abóbora está completamente solta por baixo. Depois da polpa retirada é só colocar no liquidificador ou processador de alimentos e fazer o purê. Você não precisará adicionar qualquer ingrediente extra ao purê, pois como a abóbora já contem muito liquido, fica bem fácil bater ou processar.

IMG_8187

Aqui está o meu purê prontinho para ser armazenado. Eu armazeno meu purê em jarras de vidro própria para armazenamento mas você poderá armazenar no freezer/congelador usando as sacolinhas herméticas. Essas tipo Ziplock própria para congelar.

IMG_8191

Aqui está uma parte do meu armazenamento. Eu fiz 16 jarras com apenas uma abóbora e ainda tenho mais uma abóbora pronta para virar purê! rsrsrs. Oooops! Quase esqueci mas é muito importante, se você for congelar, não esquecer de por datas em cada sacolinha para ter um controle de validade do seu armazenamento. A abóbora congelada na sacolinhas hermética tem validade de até 6-8 meses no freezer/congelador.

Finalmente aqui está a receita! E aqui é uma foto do meu mini pãozinho de abóbora. (:

IMG_8249

Pão de Abóbora sem gluten

Ingredientes:

4 ovos

1/2 copo de açúcar mascavo

1/2 colher (chá) de sal

1/2 colher (chá) de baunilha

1/4 copo de óleo

1 copo de purê de abóbora

2 copos de farinha de amêndoas (500gm)

2/3 de copo de farinha sem gluten

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1/2 colher (chá) de fermento em pó

1-1/2 colher (chá) de canela em pó

1/2 colher (chá) de noz moscada

1 colher (chá) de gengibre em pó

1/8 colher (chá) de cravo em pó (opcional)

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno na temperatura de 180˚C, unte duas formas para pão ou uma assadeira de tamanho médio.

1- Em uma batedeira junte os ovos a açúcar mascavo, a baunilha e bate até virar um creme claro(mais ou menos un 2 minutos). em seguida adicione o óleo, o sal e o purê de abóbora, bate por mais uns 40 segundos.

2- Em uma tigela separada adiciona a farinha de amêndoas, a farinha sem gluten, o bicarbonato de sódio, o fermento, a canela em pó, a noz moscada, o gengibre em pó e o cravo em pó se for usar. coloque na batedeira com o creme de ovos e bate até virar uma massa cremosa. Coloque a massa nas formas para pão ou na assadeira e leve ao forno pré aquecido e asse por 25-30 minutos ou até se inserir um palito de dente e ele sair limpo. Ai está pronto o seu delicioso pão de abóbora sem gluten.

Se você estiver fazendo a dieta GAPS então você irá precisar de:

4 ovos

1/2 copo de mel de abelha

1/2 colher (chá) de sal

1/2 colher (chá) de baunilha

1/4 copo de manteiga sem sal derretida ou óleo de coco

1 copo de purê de abóbora

3  à 3-1/2 copos de farinha de amêndoas

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1-1/2 colher (chá) de canela em pó

1/2 colher (chá) de noz moscada

1 colher (chá) de gengibre em pó

1/8 colher (chá) de cravo em pó (opcional)

(O modo de preparo é o mesmo citado acima.)

 

Ou se você for fazer o pão normal os ingredientes são os mesmo exceto pela farinha que irá mudar. Você deve usar:

2 copos de farinha de trigo

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1/2 colher (chá) de fermento em pó

1/4 copo de óleo

O modo de preparo é o mesmo.

Se você desejar poderá fazer vários pães e congelar, é só esperar o pães esfriarem, enrole-os no papel alumínio e em seguida coloque em sacolas herméticas e sempre não esquecendo de por as datas, e é só levar ao freezer ou congelador e prontinho! Quando você quiser usar o pães é só retirar do freezer/congelados algumas horas antes e esquentar no microondas por mais ou menos um minuto e você terá um pãozinho caseiro delicioso, “fresquinho” para seu café da manhã ou lanche da tarde.

Boa sorte!

Não esquece de deixar seu comentário!

Anúncios

Um pensamento sobre “Pão de Abóbora em Gluten

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s