Pão Feliz ou Pão Flor

 

Encontrei a foto desse pão outro dia no pinterest  e achei muito lindo. Fiquei muito curiosa para saber como fazer então fui procurar mais informações sobre esse pão tão bonito e que  parecia muito gostoso rsrsr. Achei a receita original do blog de Eva Toneva que está em russo, como eu não sei ler russo fui buscar por mais informações, finalmente achei esse outro blog  que traduziu a receita de Eva Toneva para o inglês, e alem da receita ainda tinha um video, mostrando como fazer o corte da massa e como montar a flor, fiquei super feliz  pois com todas essas informações tudo iria ficar mais fácil. Enfim, esta semana eu fiz o pão e para minha surpresa deu muito certo e ficou delicioso, super macio, sem muito sal e sem muito açúcar,  com um sabor amanteigado e bem leve. Por ter dado certo pra mim eu traduzi a receita do inglês para o português. Eu não sou nenhuma especialista em tradução mais como eu já fiz o pão tirei por experiência própria, espero que possam entender a explicação do “Modo de Preparo”. No final da receita tem um link do video que ensina com detalhes como fazer a montagem da massa na forma, é bem simples. O video está em inglês  mais mostra com simplicidade e com detalhe. Boa Sorte!!!

IMG_5874

(Adaptado de  Eva Toneva)

Ingredientes:

2 colheres (chá) de fermento biologico

1 colher (sopa) de açúcar ou mel

100ml de leite morno

500g de farinha de trigo e um pouquinho mais para amassar a massa

1 colher (chá) de sal

2  ovos levemente batidos

150 ml de leite morno (extra)

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1/2 colher (chá) de vinagre ou suco de limão

100 g de manteiga derretida e esfriada

Para pincelar:

1 gema de ovo

2 colheres (sopa) de leite

Modo de preparo:

1.Dissolva o fermento e o açúcar no leite morno (temperatura 43-46˚C), cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos.

2. Em uma vasilha média peneire a farinha de trigo e o sal. abra um pequeno buraco no meio da farinha peneirada e adicione os ovos levemente batidos, o restante do leite morno, o azeite de oliva, o vinagre e a mistura de fermento.

Amasse a massa com as mãos ou com uma batedeira, até que a massa solte das laterais da vasilha. retire a massa da vasilha e coloque sobre uma superfície enfarinhada, amasse a massa por mais ou menos 10 minutos. Coloque a massa em uma outra vasilha (de tamanho grande) levemente untada com óleo ou azeite de oliva, e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de volume.

3. Passado 1 hora retire a massa crescida da vasilha e coloque sobre uma superfície enfarinhada, divida a massa em duas parter iguais, depois divida novamente cada parte em 4 partes iguais; agora você terá 8 pedaços de massa ao todo.

4. Abra com um rolo de macarrão cada pedacinho de massa em forma de retângulo na espessura de 3-5 mm. Após a passa estiver aberta pincele a manteiga derretida. Repita o processo com todos os 8 pedacinhos de massa.

5. Após toda a massa estiverem abertas e pinceladas com manteiga coloque um retângulo de massa sobre o outro e enrole formando um cilindro. Faça isso com todos os retângulos formando um total de 4 cilindros de massa.

6. Corte os finais de cada cilindro em mais ou menos 3 cm cada, e reserve. Com o meio da massa (o restante dos cilindros) corte em 4 triângulos de tamanhos iguais. Faça isso com todo o restante dos cilindros.

7. Pré-aqueça o forno na temperatura de 180˚C. Unte uma assadeira redonda de tamanho médio/grande e arrume os pedaços da massa. Coloque no centro da assadeira todos os cortes redondos ( aqueles que você cortou primeiro das pontas dos cilindros) depois ao redor coloque todos os triângulos formando uma grande flor de massa. cubra a assadeira com uma toalha  e deixe a massa crescer por mais ou menos uns 30-40 minutos.

8. Bata a gema do ovo com o leite e pincele sobre a massa já crescida ( se você quiser poderá semear sementes de gergelim por cima da massa). Leve ao forno para assar por 20-30 minutos. Após passado os 20-30 minutos abaixe a temperatura do forno para 160˚C e deixe assar por mais 10 minutos. após passados os 10 minutos retire o pão do forno e imediatamente pincele todo o pão com a manteiga derretida. Cubra o pão quente com uma toalha e deixe esfriar por 10-15 minutoas antes de comer.

IMG_5870

Video de como fazer a montagem da massa: http://vimeo.com/33855609

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s