Bolo de Chocolate com Baunilha – Sem Gluten

IMG_3901
Há tempo eu queria postar esta receita mais me faltava tempo. É uma receita fácil e muito gostosa feita com farinha de amêndoas. Sem açúcar, sem caseína, sem soja, sem amido e sem nenhum grão. Esta receita eu desenvolvi para meu filho que é autista e faz GAPS/SCD (Gut and Psychology Syndrome/Specific Carbohydrate Diet) diet; a qual ajuda na recuperação do intestino dele. Espero que gostem!!!!

Ingredientes:

2-1/2 copos de farinha de amêndoas

2 colheres (sopa) de cacau em pó (NÃO  achocolatado)

1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1/2 copo de mel de abelha puro e natural

1 colher (chá) de essência de baunilha pura e sem aditivos

1/2 colher (chá) de sal

1/4 de copo de manteiga sem sal ou óleo de coco

3 ovos

1/2 copo de iogurte natural

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno na temperatura de 180˚C

Unte uma forma de tamanho 13×9 com óleo de coco ou manteiga.

1- Em uma tigela grande adicione os ovos, manteiga, baunilha, sal e mel, bata com a batedeira por um minuto em velocidade baixa/média.

2- Depois de batida, adicione o iogurte e bata mais uma vez por 30 segundos. Adicione a farinha de amêndoas com o bicarbonato de sódio, bata com a batedeira em velocidade baixa até toda a farinha tiver bem incorporada.

3- Depois da  massa batida, divide metades iguais em duas tigelas. Em uma tigela, adicione o cacau em pó e bata novamente com a batedeira em velocidade baixa, até todo o cacau estiver bem misturado.

4- Coloque a massa de baunilha na forma untada, e depois coloque a massa de chocolate, e com uma colher misture levemente a massa para que forme um mosaico. Leve ao forno pré-aquecido e asse por mais ou menos 30-35 minutos, ou até inserir um palito de dentes e ele sair limpo.

IMG_3957 IMG_3960 IMG_3961 IMG_3963 IMG_3964 IMG_3965 IMG_3901

Dicasimples: Esse bolo por ser feito com farinha de amêndoas ele fica mais moreninho, quase queimado. Não se preocupe se seu bolo ficar com as bordas mais morenas, e no meio mole, se ele ficar assim use um palito de dentes e faça um furinho no centro do bolo e deixe no forno por mais uns 3-5 minutos, ele terminará de assar por completo. A farinha de amêndoa é muito sensível ao calor e queima com facilidade. Boa Sorte!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s